Em um dos meus trabalhos pedi para minha assistente fazer uma foto para mim, parece engraçada, mas é séria, porque muitas vezes fotografamos para quem não valoriza a fotografia e nos sentimos vendedor de minhocas e também tem clientes procurando profissionais no lugar errado.
Qual deles é você?
Profissional incompreendido ou cliente perdido?
Isso acontece muito com várias pessoas, e tem mais um caso onde as duas coisas acontecem ao mesmo tempo, principalmente quando o profissional não é a cliente que escolhe e ganha de alguém bem-intencionado, mas com a atitude errada.
O que fazer para tentarmos diminuir isso que não é bom para ninguém?
Para o profissional é importante ele se posicionar, sabendo onde está e onde quer chegar evitando os clientes compradores de “minhocas” e mantendo seu crescimento e porque não aprendizado, porque sempre temos o que aprender.
Para os clientes é importante ter em mente o que exatamente você quer, pesquisar bastante e comparar sempre e conversar com o fotografo sobre seu medos e dificuldades e não fazer por fazer, ou seja, fulano fez então tenho de fazer, seja original.
Nada contra as “minhocas” mas tem coisas que servem para uns ou algumas coisas e não para outros, digo isso por receber vários pedidos para consertar trabalhos que não são meus, porque perderam a confiança no profissional escolhido.
E finalmente para os familiares bem-intencionados, antes de contratarem um profissional para presentear com uma coisa que é a mais importante de um casamento por exemplo, pergunte de qual eles gostaram e que melhor se encaixa na vida deles, porque fotos são para sempre, e se não puderem bancar sozinhos pode ser mais elegante e certo se oferecer para pagar uma parte e todos ficaram felizes.
Então fica a dica, fotografia é coisa séria, se não acredita ainda basta ver suas fotos de família.
Boas lembranças.